Recursos Visuais

21/10/2009 at 11:14 1 comentário

Tias preparando os recursos

Principais Características dos Recursos

  • Cores vivas

  • Material durável que possa ser manipulado pelas crianças

  • Deve ser adequado a cada faixa etária

  • O recurso visual serve para auxiliar a tia no ensino do tema e para a fixação do assunto. É também uma forma de chamar a atenção para o que está sendo ensinado.

Algumas Características das Crianças

  1. Curiosidade

  2. Criatividade

  3. Interesse

  4. Sinceridade

Criança Pensando

Essas são apenas algumas das características que encontramos na maioria das crianças e que podemos usar a nosso favor, ou seja, de acordo com elas apresentaremos recursos específicos para cada aulinha.

Curiosidade: sempre que formos ensinar um tema, devemos DESPERTAR a curiosidade da criança, levando-a a valorizar muito mais o que está sendo ensinado. O uso de recursos como: baú de histórias, saco surpresa, caixa surpresa, etc., ajudam a despertar a curiosidade.

Criatividade: as crianças são extremamente criativas e muitas vezes, nós, tias, “podamos” essa característica que muito pode ajudar no aprendizado. Como?

O aprendizado não acontece assim: A TIA FALA E A CRIANÇA ESCUTA, mas assim: A TIA FALA E A CRIANÇA QUESTIONA, PARTICIPA, ARGUMENTA, AUXILIA NA HISTÓRIA.

A tia ensiando

A história deve ser contada de maneira que a criança se sinta inserida nela. Algumas crianças, ao assistirem desenho animado, costumam se identificar com algum personagem e passam a imitá-lo, isso porque elas se veem como parte daquele desenho.

Recursos: fantoches diversos, TV, teatrinho de sombras.

OBS: Vale ressaltar que o fantoche não tem vida, então, NÃO se converte, NÃO aceita Jesus, NÃO faz oração.

Teatrinho de fantoches

Interesse: muitas vezes (ou na maioria delas) nós erramos e acabamos fazendo com que a criança perca o interesse no que está sendo feito na aulinha. O principal fator que faz com que isso aconteça é o “falar demais”. Por exemplo: as crianças da faixa etária de 2 e 3 anos, têm a sua capacidade de concentração limitada entre 5 e 7 minutos. Portanto, uma história ou qualquer outra atividade não pode exceder esse limite. Ao perceber que a criança está perdendo o interesse (olhando para os lados, querendo beber água, etc.) é preciso mudar de atividade. O ideal é deixar a criança com gostinho de “quero mais”.

tias ensiando

Sinceridade: para ser uma tia aprovada, é preciso estar atenta às atividades das crianças, ao que elas gostam de fazer, enfim, conhecer bem cada uma delas para, a partir daí, firmar o ensino do tema estudado tornando a aulinha uma bênção.

menina lendo [1]

No princípio, criou Deus os céus e a terra” (Gn 1.1).

Somos filhas de um Deus criador e Ele nos deu a capacidade de criar, portanto, peça a Ele sabedoria, ideias, criatividade e, com certeza, Ele lhe dará.

Deus não escolhe os capacitados, mas capacita seus escolhidos!

About these ads

Entry filed under: E.B.I.. Tags: .

Aprendendo a ser manso Novos materiais visuais

1 comentário Add your own

  • 1. Eliane Freitas  |  26/10/2009 às 16:05

    Primeiramente agradeço,por tudo que tem feito,para nos ajudar,para min é muito importante só não dar,aula mas levar os pequeninos ao Senhor jesus,por exemplo,fui tia da ebi 6anos agoratem4anos no berçario e pude observar,que os pequeninos são mais visuaise os maiores,são atividades que os envolve,e que cada momento,vocês podem passar e continuar nos orientando,eu pessoalmente,estou aguardando todas as novidades,sei que este ano foi maravilhoso,2010 será melhor ainda,e cada dia mais pequeninos serão levados para o reino de Deus. Deus abençoa á todas esposas ,por mais uma conquista.bjssssssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Posts recentes

Feeds


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: